quarta-feira, 9 de junho de 2010

sometimes ignorance is a bliss


As pessoas mentem porque pensam que torna tudo mais fácil. Na verdade, acabam por descobrir que tornou tudo muito mais complicado.

Mentem porque não têm coragem para assumir um erro, mentem porque têm medo da reacção das pessoas, mentem porque são inseguras, mentem porque parece ser mais fácil, mentem porque subestimam a inteligência dos outros, mentem porque sim.

Depois decobrem que a mentira aprisiona, que leva a outras mentiras, outras omissões. Passam a viver a ter de pensar no que disseram antes para que a história seja coerente e voltam a mentir. E quando já não conseguem, atiram as culpas para os outros e vitimizam-se. É uma forma de dizer que têm o "rabo preso". E acham que é tarde demais para assumir a mentira. Não é. Nunca é tarde.

Já a verdade liberta. Pode custar naquele momento assumir o erro, lidar com uma má reacção, lidar com o aparentemente mais difícil. Mas só a sensação de justiça, de se ter feito o que estava certo, de poder dormir com a consciência tranquila vale a pena a coragem.
"O segredo da felicidade está na liberdade. O segredo da liberdade está na coragem." (Péricles)

5 comentários:

Gonçalo disse...

Nunca me esqueci de uma das frases que um dia assumi com um colega meu de curso. Uma das coisas mais difíceis na vida é a coerência! E a coerência só pode ser cumprida com verdade!

:)

Um beijinho grande para ti, com saudadinhas :)

Kelly disse...

Não tenhas dúvidas. A vida não é assim tão complicada, as pessoas é que a complicam.

:) Beijinhos para ti!

Até fico envergonhada com tantas saudadinhas. Eu volto, eu volto! :D

Gonçalo disse...

Não fiques! Volta, com tempo :)

Sofia disse...

ja tinhamos saudades de te ler

Kelly disse...

Signora: Obrigada! Realmente andei afastada e nem sabia se voltaria. E tenho ainda de pôr a leitura em dia, porque também andei a falhar com os vossos cantinhos! Este fds trato disso.

Beijinhos:)