quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ponto Focal #1



Um dos meus objectivos para 2010 é tornar-me uma pessoa mais focada. Ter olhos de lince. Por isso, aconselharam-me um livro que se chama "Ponto Focal" de Brian Tracy e que começa assim:

"Certo dia houve um grande problema técnico numa central de energia nuclear, a avaria estava a tornar lenta a produção de energia e a reduzir a eficiência de todo o seu funcionamento. Por mais que tentassem, os engenheiros não conseguiam identificar o problema. Por isso, chamaram um dos melhores consultores de engenharia e construção de centrais de energia nuclear para ver se ele detectava a falha.

O consultor chegou, vestiu a bata, pegou no seu bloco de notas e começou a trabalhar. Durante dois dias, deu a volta à sala de controlo, observou atentamente as centenas de mostradores de manómetros e fazendo cálculos.


Ao fim do 2º dia, tirou um marcador preto do bolso, traçou um enorme "X" num dos manómetros e explicou: O problema é aqui! Reparem e o problema fica resolvido. Despiu a bata branca, dirigiu-se ao aeroporto e apanhou o avião de regresso a casa.
Os engenheiros descobriram que era exactamente aquela a causa do problema, repararam-no e a central voltou a funcionar na sua capacidade plena.


Uma semana depois o director da fábrica recebeu uma factura do consultor no montante de 10000 dólares por "serviços prestados". Por parecer um preço demasiado elevado, respondeu ao consultor pedindo para especificar os honorários.


Uma semana depois, recebe nova factura do consultor que especificava: Por um "X" no manómetro: 1 dólar; Descobrir em que manómetro por o "X": 9,999 dólares."


Este "X" é ponto focal, segundo o autor. É o que se pode fazer numa área, num dado momento, para obter o melhor resultado possível e responder à questão: Porque é que há pessoas com mais êxito e mais eficientes do que outras?"
Tenho alguns livros de gestão, estratégia e coaching. Vamos ver se este me vai ensinar a ser mais focada.

Sem comentários: