sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ver ou não ver notícias? Eis a questão...

Gripe A, crise no médio oriente, velhinhos assaltados, crianças mal tratadas, acidentes, mortes, lobbys,... valerá a pena ocupar a nossa cabeça com tanta desgraça?


O tema gripe A invade-nos a vida todos os dias, com anúncios de mortes de jovens saudáveis, mais casos... ontem dei por mim a temer apanhar gripe A! Como uma colega de trabalho está em casa com suspeitas de gripe A, tivemos todos em alerta para estar atentos aos potenciais sintomas, mas será que vamos viver com o medo que os media nos tentam impingir?
Se os telejornais nos relatassem todas as mortes estranhas que ocorrem nos hospitais todos os dias, garantidamente não sairiamos de casa. Haverá mesmo esta necessidade? Isto será mesmo informação? Ou chamar-se-á manipulação?


É assustadora a proporção de noticias catastróficas que circulam diariamente nos jornais, tv, radio, internet... Se as juntarmos aos nossos problemas diários, temos boas razões para pensar em suicídio ou para não sair de casa, não arriscar, não ousar, não sonhar... enfim, não viver. As vezes desfolho o JN e fico logo irritada com tanta morte, facada, assassinato, assalto, acidente... valhamedeus!

Bem, eu tenho um bom remédio para isso: lá em casa não se vêm telejornais, pelo menos quando eu estou e muito menos durante as refeições... tenham lá a santa paciência, mas eu não fiz mal a ninguém.
Não poderia a informação ser construtiva e positiva? Realista sim, mas construtiva?
Não sei se estarei certa ou errada, mas para grandes males, grandes remédios: mais vale ignorante e feliz do que sábio e miserável.

Sem comentários: