segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Qual crise?!?



Falaram-nos o ano todo da crise económica que ia abalar o mundo em 2009, sem previsões de recuperação. Portugal, claro, não foi excepção... empresas a fechar, desemprego, poder de compra a diminuir e... muito drama nos media, claro.

Incrível foi ver as corridas para comprar os bilhetes dos U2, as viagens de Verão esgotadas, os eventos cheios, restaurantes cheios e agora no Natal a cereja no topo do bolo, os portugueses gastaram 1.384 milhões na 1ª quinzena do mês de Dezembro (3,8 milhões de euros por hora), as viagens para o reveillon estão esgotadas e ontem os shopping estavam cheios. Ora, ora...

De acordo com um estudo de economistas dos EUA, que revelou que em Portugal, de uma lista de 26 países que incluiu EUA, China e Rússia, é onde se dá mais valor ao Natal e maior despesa se faz nesta época. Afinal, temos crise ou não temos crise??
Claro que há familias sobrendividadas, idosos que mal têm dinheiro para comer (o que me deixa o coração do tamanho de uma ervilha) e situações de risco, mas como sempre houve e sempre haverá.

Há 40 ou 50 anos atrás, os pais nem dinheiro tinham para dar uma ceia de Natal aos filhos, ou não comiam para lhes dar, e quando havia dinheiro para prendas, era um miminho a cada um. O meu avô ainda hoje conta histórias destas, de como ia descalço para a escola, de como ia cheio de fome, de como só queriam ter pão para dividir e uma sopa. Mais simplicidade, mais valores, mais família, menos materialismo. Era também assim na época da grande depressão dos anos 30, miséria geral, milhões de desempregados e muita fome. Isso sim, era crise.
Claro que adoro dar prendas, e também eu estou consumida por este consumismo e considero-me uma felizarda por ter acesso a todas as coisas que tenho.

Sejamos então gratos e em vez de nos queixarmos tanto e de tudo, porque o melhor é sentirmo-nos abençoados por vivermos na melhor época de sempre deste planeta e aproveitar os recursos que temos, sermos solidários e generosos, porque nunca houve tanto para partilhar como agora.

1 comentário:

gi disse...

Adorei o texto, concordo plenamente! :) beijinhos
p.s.: Ando viciada aqui na banda sonora do teu blog... ;) gi