sábado, 24 de outubro de 2009

Centro de Apoio ao Sem Abrigo


Hoje não fui às minha habituais distribuições de comida aos sem-abrigo, que faço desde Fevereiro deste ano. Quando conheci a associação, não existia nenhum grupo para distribuír comida ao Sábado. Claro que pensei logo (e disse): agora já têm!
Vejo muitos voluntários desanimarem e deixarem de ir porque pensam: "estas pessoas vivem de rendimentos do estado, não trabalham e nem querem e nós é que vimos para aqui trabalhar para eles." Claro que muitas vezes este tipo de pensamento é motivado por algo que tenham assistido (há alguns que são um pouco ingratos e malandros) e eu devo dizer que até concordo com este tipo de pensamento. É um facto que o Estado mantém muitas destas situações e que muita gente vive à custa de subsídios e não se dá ao trabalho de trabalhar ... enquanto que nós comuns mortais com valores, trabalhamos para termos meios de subsistencia. Tudo certo! Mas, há aqui uma diferença colossal no meio disto tudo: A maioria das pessoas que recorre a este tipo de ajuda (além das pessoas de idade sem família, cujas reformas não chegam para os medicamentos, comida e alojamento)não tem só falta de dinheiro e o problema maior nem é esse, tem ou teve falta de valores, de estabilidade e de apoio familiar. Este é o grande problema... Além de estarem a recuperar de dependencias graves, muitos não dão realmente valor ao que é ter um emprego e mantê-lo, porque os valores mais básicos (amor, família, apoio, respeito, compreensão) nunca foram satisfeitos.
É por isso que pior do que a pobreza de bolso (à qual podemos dar a volta se o quisermos) é a pobreza de espírito!

E é por este motivo que continuo a ir todos os sábados (ou quase todos), porque a maioria dos nossos amigos são gratos, amistosos, genuinos e porque me faz sentir bem fazer alguma coisa por alguém sem pedir nada em troca!
DICA: Dizem os especialistas que é uma das formas de ajudar a curar depressões: dedicar tempo a quem está pior do que nós! ;)
Abram os vossos corações! :)

Namasté!

Sem comentários: