sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Medo


O medo é uma epidemia, impede-nos de sermos felizes, realizados e autênticos. Se agíssemos por amor e paixão como agimos por medo, éramos todos muito mais felizes Mas…não é assim… ao longo da vida vamos enfrentando desafios que põem à prova os nossos medos…ao enfrentá-los vamos aumentando a auto-confiança e com isso tornamo-nos mais corajosos e ousados (consequentemente mais realizados).
Mas o medo reaparece sempre quando tentamos testar e desafiar os nossos limites e temos duas opções: ou vamos em frente apesar do medo e saímos da zona de conforto (esta passa a ser maior e mais abrangente de cada vez que fazemos algo que nos assustava ou que nunca tínhamos feito) ou ficamos paralisados, baixamos os braços e ficamos…na mesma… (provavelmente a chorar por nunca ter tentado) e convenhamos, qualquer pessoa gosta de mudança, de desafio, de novidade na sua vida… a não ser que já tenha morrido.

Medo:
- De não ser aceite (pelos outros e por nós)
- De não ser amado (pelos outros e por nós)
- De não ser capaz de lidar com o que quer que veja por aí (risco do desconhecido que a mudança trás)

Então o medo faz-nos viver a vida de uma forma tensa, stressante e pouco confiante.
A melhor forma de resolver este problema (porque o medo nunca desaparece e não há ninguém que não o sinta), é aumentar a confiança.

- Confiar no nosso valor, na nossa capacidade de lidar com o que quer que se apresente (seja fruto de uma escolha nossa ou um acontecimento externo), confiar na vida e na forma perfeita de como ela se desenrola, confiar, confiar, confiar é a chave…

- Viver de uma forma mais leve e descontraída “tudo se resolve da melhor maneira”, “eu vou saber lidar com isto quando acontecer”, “sou capaz de enfrentar isso” são boas formas de começar e de não sofrer por antecipação (que implica que vamos sofrer muito mais e supostamente 2 x antes e depois de acontecer);

- Perceber o que estamos a inventar a nós próprios para dar razão ao medo e continuar a não agir (acreditem, contamo-nos cada mentira!!!!!). Isto porque a mente tem truques que nos fazem acreditar numa mentira quando insistimos em não ver a verdade!

- Ver a verdade é importante, por mais assustadora que seja. É preferível não nos continuarmos a enganar: o que é, é! O que não é, não é!

- Não se pode controlar o futuro! O futuro depende das nossas escolhas e atitudes, é certo, mas existem muitos outros factores que o influenciam (nomeadamente outras pessoas) Se as nossas escolhas derem certo, óptimo, se não derem óptimo na mesma: aprendemos e seguimos em frente. Alguém já morreu porque decidiu divorciar-se? Ou porque deixou um emprego seguro para abrir um negócio que não deu certo? Ou porque todos foram contra uma decisão nossa e nos criticaram? Não me parece…

Ser feliz não é realmente difícil, desde que saibamos dar valor às pequenas coisas, saibamos sorrir mesmo nos momentos menos bons e levemos a vida com a certeza de que podemos não estar cá amanha para ter outra oportunidade.

Sem comentários: