sábado, 31 de outubro de 2009

Gostava de...


Gostava de...

- Aprender a tocar piano;
- Ter um piano! :D
- Aprender a dançar tango, sevilhanas e flamenco, dança indiana e sapateado!!!
- Viver de frente para o mar;
- Passar 3 meses a explorar cada continente;
- Fazer ferias de voluntariado em África, no Nepal e na Índia;
- Mergulhar na grande barreira de coral na Austrália;
- Fazer um retiro num Ashram na Índia;
- Fazer asa delta sobre o Rio de Janeiro;
- Aprender a surfar :D;
- Passar uns dias na Amazónia com os Índios Guarani;
- Passar uma passagem de ano em Times Square e outra em Copacabana;
- Conhecer o Obama, a Angelina Jolie, o Bono e o Nelson Mandela;
-....

Será que vou conseguir fazer isto tudo? :D

Viver sem Medo


Depois de uns posts acerca do medo, caiu-me no colo (literalmente) um livro com o título: "Aprenda a viver sem medo" de um autor português que dá cursos individuais sobre como viver sem medo! Fantástico!
José Micard Teixeira é terapeuta, coach e dá consultas em Ovar. Acreditem que conheço muitas pessoas a quem uma tarde com este senhor faria milagres! (Incluindo eu! :D)

Deixo-vos com o prefácio: "Parece um contra-senso, mas é mais fácil escolher uma acção movida pelo medo, pois foi isso que nos ensinaram. No entanto, deixe-me dizer uma coisa. Quando você escolhe a acção movida pelo medo, não está a confiar na vida e no que ela tem para lhe oferecer. Está a duvidar daquilo que merece, do que a vida lhe está a querer presentear. Ao ceder ao medo, você está a abafar a sua verdadeira identidade, a sua essência, a pessoa ávida de liberdade que existe dentro de si. Aquele cuja vida é dominada pelo medo, não vive em plenitude.
Quando escolhe viver no medo, afasta-se cada vez mais do seu propósito de vida, põe de lado os seus objctivos, as suas metas e os seus sonhos."

Saber mais AQUI!

Mensagem do dia - Vá em frente!


Abri à sorte o meu livrinho e a mensagem que saiu foi esta:

"Siga em frente! Não fique sentado à beira da estrada, deixando a vida passar. Clarifique o seu projecto de vida e vá em frente com a determinação de um César, de um Napoleão ou de um Cristóvão Colombo.
Seja o grande aventureiro da sua causa. Longe é um lugar que só existe para quem nunca lá chega. Vá em frente, cada passo irá aproximá-lo mais e mais da sua meta.
Vá em frente festejando, desde já, a alegria da vitória!"

:)

Massagem Ayurvédica


Hoje fiz uma massagem ayurvedica para começar muito bem o dia. A Medicina Ayurvédica teve origem na Índia e é uma prática com mais de 5000 anos!!!

Esta terapia é feita no chão sobre um colchão forrado com um lençol onde me deitei depois de tirar a roupinha! Espalharam-me um óleo de acordo com o meu dosha (caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda) e fui massajada e pressionada da cabeça aos pés. No fim bebi um chá especifico para o meu dosha. Ao fim de uma hora e meia, saí à rua e parecia que flutuava:)


A massagem ayurvédica age nos sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético (reequilibrando os chakras e actuando nos sete corpos - desfazendo bloqueios emocionais). Dessa forma contribuindo na cura das principais doenças. Fortalece o sistema imunológico aumentando a quantidade de glóbulos brancos e desentoxica o organismo e é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Não sei ainda se fortaleci o meu sistema imunitário, o que sei é que me apetecia ficar naquele estado zen o dia todo, aparte do que se passava no mundo. Que sensação maravilhosa! O chá era delicioso (encomendei logo uma caixinha) e sem dúvida que vou repetir muitas vezes!

Namasté!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Só há um momento a aproveitar: aqui e agora!


Ontem descobri uma sms que enviei em Outubro de 2006 à minha loira do coração! E dizia assim: "Sabes amiga, se tivesse sido mais verdadeira comigo, hoje poderia estar com a minha vida bem mais completa. Por isso nunca mais irei perder outra oportunidade, só há um momento a aproveitar: aqui e agora!"

Não me lembro do contexto desta sms (tem homem no meio de certeza), mas quero levá-la comigo para onde for. Quero lembrar-me que já houve um dia em que me arrependi de não ter tentado, de não ter vivido, de não ter dito o que sentia, de ter adiado alguma coisa, de ter esperado pelo melhor momento...que nunca chegou.

“A preocupação com o passado rouba-nos metade do presente; a preocupação com o futuro rouba-nos a outra metade.”

Um dia feliz! :)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mensagem do dia (do meu livrinho de mensagens)

Para reflectir...

"Talvez se queixe constantemente dos outros, porque não se comportam como esperava, porque não fazem aquilo que você acha que deveriam fazer.
Mas antes de mais, pense que pode estar errado, pretendendo impor as suas manias, a sua mentalidade, as suas ideologias, as suas crenças, o seu modo de ser e agir.
Não sufoque a vida que se está a manifestar nos outros. Seja condescendente e respeite a liberdade de pensamento e de expressão das pessoas com quem convive.
Viva e deixe os outros viverem"

L.T.

(Ups...esta doeu!)

:)

U2 on YouTube - Live from the Rose Bowl


A maior banda do mundo no maior palco do mundo no youtube! Vejam o concerto gravado no Domingo dia 25 de Outubro em L.A.

Vejam o concerto na íntegra AQUI.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Segredo para ser mais feliz!


Querem um segredo para serem um bocadinho mais felizes? Aceitem tudo o que aconteceu e acontece com um sorriso e pensem que é ganho na vossa vida! Parece complicado?

Eu explico: Tudo depende da percepção com que é visto e analisado. Eu sempre fui um pouco revoltada por ter tido tantas dificuldades e obstáculos desde muito cedo. Ou seja, sempre tive dificuldade em aceitar as coisas menos boas que me acontecem e isso faz com que mais experiências idênticas voltem a acontecer. (Mais motivos para queixas)

Assim, um belo dia, em que a ansiedade tomava conta de mim (da cabeça aos pés) comecei a escrever (uma das formas que tenho de exprimir o que sinto) e o inicio do texto era uma lamuria recheada de questões (porquê, porquê, porquê…sinto-me tão mal…); a meio do texto surgiu-me um pensamento: “não achas que estás a ser ingrata com as tantas coisas boas que tens?”, então reverti a lamuria em gratidão e no final do texto, já dava por mim a agradecer por todas as coisas menos boas que me aconteceram e a vê-las como GANHO! É isso mesmo: GANHO!

Cada experiência negativa foi ganho, cada lágrima, cada tristeza, cada gargalhada, cada abraço, cada desafio, etc… porque na realidade, é de todas as emoções e experiências que a riqueza da nossa vida é feita!

Ou preferiam que fosse uma página em branco? Uma tela cinza? Pelo menos vivi, abracei, ri, chorei, amei, desesperei mas venci sempre: ESTOU AQUI e cheia de histórias para contar! (A ultima frase que escrevi nesse texto foi: Já não me sinto triste nem ansiosa!:)

Acreditem, esta consciência muda tudo! Passei a aceitar o meu passado, os meus traumas, tristezas e fracassos como parte da minha vida e que deram cor à minha existência. Com isso também valorizo mais ainda as coisas boas e nas menos boas escolho ver o melhor. Com este tipo de pensamento, sinto-me muito mais feliz, calma e sobretudo apaixonada pela vida, pela MINHA!

Namasté! :D

Meditar!


Ouço muita gente dizer que não consegue meditar: "não consigo parar de pensar, fico inquieto...simplesmente não consigo"... Claro que consegues, desde que queiras. O objectivo da meditação é aquietar a mente, devolver-lhe o silêncio e é a partir deste estado que pequenos milagres acontecem:

-Treinar a atenção
-Fortalecer o poder de Concentração e Memória
-Melhorar o Rendimento de Tarefas
-Obter Paz / Equilíbrio Interior
-Resolver Problemas de forma Serena, Amorosa e Sábia
-Recuperação rápida de situações de tensão
-Proporcionar ao corpo um Repouso Profundo, com Mente Alerta
-Melhorar o funcionamento de Sistema Imunitário
-Aumentar a Capacidade de se Relacionar com Empatia
-Despertar Plena Consciência (equilíbrio de pensamentos / sensações)
-Sincronizar Ondas Cerebrais
-Despertar a Percepção para os Grandes Valores Humanos e Espirituais

A Prática:

Meditar pode ser: sentar-se sossegado num lugar do seu agrado, em casa ou no meio da natureza, deitar-se à sombra de uma árvore e deixar os pensamentos fluírem, dar um passeio a pé de forma lenta, progressiva e cadenciada, ou sentar-se na posição de “lotus” que favorece a meditação.

Meditar acaba por ser o estado de espírito que se obtém quando se consegue concentrar a mente num ponto vazio ou num único pensamento simples como, por exemplo, a palavra PAZ, ou AMOR ou o mantra OM – todas estas palavras simples são mantras que favorecem a concentração.

Sobretudo, não tente reflectir, analisar ou compreender. Limite-se a sentir, deixando a sua intuição fluir. E seja gentil consigo mesmo.

Evite meditar deitado, corre o risco de adormecer.

Seja qual for o lugar escolhido, sente-se de forma confortável, com as costas direitas e o rosto ligeiramente descaído para baixo.

Coloque as mãos sobre os joelhos, viradas para cima ou para baixo, ou então cruze-as sob o umbigo (com as mãos em concha, a direita dentro da esquerda e os dois polegares tocando-se). Se meditar sozinho deve cruzar também os pés (o direito por cima do esquerdo) para concentrar a energia. Se meditar acompanhado ou em grupo, deve colocar os pés paralelos e bem assentes no chão, para que a energia flua.
Feche os olhos e faça alguns exercícios respiratórios para relaxar: inspire lenta e profundamente (pelo nariz), sinta o peito cheio de ar, retenha alguns segundos e expire lentamente pela boca. Faça esta respiração durante uns minutos. Também pode entoar o mantra OM 3 vezes.

Relaxe todo o seu corpo físico, sentindo-se seguro no sítio em que está sentado e ligado à terra. Verifique se existem tensões em alguma parte do seu corpo – tome o seu tempo, inspire profundamente levando essa inspiração ao local em tensão e liberte-a ao expirar lentamente pela boca.

Imagine um sol dourado e brilhante no centro do seu coração. Pouco a pouco, imagine que essa energia dourada e brilhante se expande preenchendo todas as células do seu corpo e que, continuando a expandir-se, o envolve exteriormente num campo de luz branca/dourada muito brilhante. Visualize essa luz brilhante durante alguns minutos e relaxe....

Relaxe o corpo físico..., relaxe o corpo emocional..., e relaxe o corpo mental...
Quando atingir um estado de serenidade, centre-se num dos mantras, ou centre-se no centro do seu Ser (Coração), observe os pensamentos passarem, sem se prender a nenhum deles e oiça o seu interior.

Pode também optar para se concentrar apenas na respiração. Conte 10 inspirações, depois 10 expirações, vá alternando, e sempre de forma lenta, calma e sem esforço. Quando se começa a praticar meditação, este exercício é muito útil e eficaz.
Para finalizar, antes de abrir os olhos entoe o mantra OM 3 vezes.

Medite durante, pelo menos, 20 minutos. Os períodos do dia mais indicados para meditar são de manhã cedo (6h00/7h00), e ao fim da tarde. O que não significa que não possa fazer uma meditação sempre que lhe apeteça ou que sinta necessidade disso.

E lembre-se que a energia segue o pensamento...

Resumindo , podemos dividir a prática da meditação em quatro etapas diferentes, tendo sempre presente que, sejam quais forem as regras ou os tipos de meditação, a meditação é sempre uma experiência única e individual.

Atenção : Libertar a mente das tendências exteriores e focar a atenção no interior. Olhar para dentro. Encontrar a posição adequada, manter a coluna bem direita, o olhar a 30º do chão, as mãos sobre as ancas ou joelhos. Respirar lenta e profundamente. Os olhos podem ficar fechados ou semi abertos.

Concentração: Encontrar um ponto de concentração: quadro, vela, som, oração, mantra. Quando as sensações, os pensamentos e as emoções aparecem, não se fixar neles, deixá-los chegar e partir e, gentilmente, trazer de novo à mente o ponto de concentração. O ponto de concentração pode ser mantido ou alterado.

Absorção: Praticar diariamente. De preferência, duas vezes por dia durante, pelo menos, vinte minutos, se possível. Ser regular na prática, pois assim ela vai-se aperfeiçoando. Ser perseverante. Com a continuação, começamos a sentir-nos abençoados, alegres e em paz. No entanto, a meditação não é sempre alegria ou paz: estar consciente de que todos os pensamentos, sentimentos e sensações, positivos ou negativos, podem aparecer. Não se preocupar, não os rejeitar nem ficar incomodado, tomar conhecimento e deixar ir.... ser uma testemunha dos pensamentos e sentimentos durante a meditação e em outras alturas. Não se agarrar a eles – você não é aquilo que sente nem aquilo que pensa!

União: Quem sou eu? Porque estou aqui? O que é real aparece revelado: conheça a verdade e a verdade libertá-lo-á quando os pensamentos e a respiração cessarem por eles próprios – nessa altura, a verdade aparecerá como um brilho, uma forte intuição. Ela sempre esteve lá, escondida pelo véu dos seus pensamentos, sentimentos, sensações, condicionamentos, conceitos, crenças e opiniões. O véu foi removido!
E, quando chegamos a este ponto de união, toda a nossa vida é meditação.

Saibam mais AQUI

Mensagem do dia!


Tenho um pequeno livro de mensagens que anda sempre comigo na carteira (não o abro todos os dias), mas ontem abri-o e vejam a mensagem que me saiu (aposto que vai fazer sentido a muita gente!!!!):

"Ame o próximo, sem esquecer de que o próximo mais próximo é você!
Só pode amar os outros se, antes de mais, se amar a si mesmo.
Se está a prejudicar a sua vida para se dedicar aos outros, comete um erro grave, até porque um dia obrigará os outros a sacrificarem-se por si, já que não tratou de si como era da sua inteira responsabilidade.
Cumpra este mandato: ame-se.

Esta é a primeira condição e a melhor forma de amar o próximo!"

Revista americana põe Porto no top do Mundo


Hoje não fui trabalhar, estou doentinha e por isso vou-me deliciar a partilhar historias e contos e ditos e coisas! :)
Começo por uma notícia que o meu amigo Paulo me enviou e que nos deixa (principalmente a nós tripeiros) muito orgulhosos!

A revista americana "Travel & Leisure" considerou, na edição deste mês, o Porto como um dos destinos "mais charmosos e acessíveis" do Mundo. Comerciantes vêem no elogio um "incentivo". Já os turistas valorizam a cidade de "beleza única".

"Arquitectos de renome internacional dão um toque de modernidade ao cenário medieval da segunda maior cidade de Portugal, como são disso exemplo a Casa da Música, desenhada por Rem Koolhaas ou o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, projectado pelo arquitecto português Álvaro Siza Vieira", pode ler-se na publicação americana, que destacou igualmente outros locais de interesse da cidade como o café Majestic, a livraria Lello, a esplanada da praia da Luz, o restaurante Shis, a Guest House Douro e o Hotel Pestana Porto.

Carmen Rodriguez, proprietária do hotel de charme Guest House Douro, que goza de vista privilegiada para o rio Douro, recordou, ao JN, a "experiência magnífica" de, em Julho, ter recebido a equipa da "Travel & Leisure", e especificamente a directora de moda da revista, Mimi Lombardo.

"Foi formidável ver como se apaixonaram pelo Porto e como ficaram encantados com tudo o que viram", contou a proprietária do hotel, que não tem dúvidas que sendo a publicação "a maior revista de viagens dos Estados Unidos" da América, o impacto da notícia "é obviamente enorme e muito interessante para o Porto".

Antero Braga, responsável da livraria Lello, também reconhece que "é uma honra estar continuamente a receber elogios" por parte da Imprensa estrangeira , porque funcionam como um "incentivo para se tentar fazer um melhor trabalho" (ler texto na página).

"Bairrismos à parte", José Gomes, de 75 anos, natural do Porto, confessou ser um "amante da Invicta" e, por isso, explicou "ser difícil eleger o local mais bonito da cidade". Ainda assim, o idoso não tem dúvidas que os "lugares citados pela revista amerciana são muito elitistas", preferindo destacar "a vista sobre o rio Douro". "Ao menos é gratuita", sublinhou.

Depois de terem conhecido Lisboa e o Alentejo, os americanos Sharon e Frederick Klein decidiram regressar a Portugal. "Mas desta vez para ir ao Pinhão e ao Porto", contou Sharon ao JN.

De máquina fotográfica em punho direccionada para o café Majestic, Frederick desabafa que "ao contrário do que se sente em Lisboa, o Porto é centro cultural com muito mais dinamismo. "É com toda a certeza a cidade do país com mais charme". E será a do Mundo? "Bem, uma coisa é certa, o Porto não pode ser comparado a nada, porque o seu maior charme é a simpatia das pessoas", concluiu.

In JN

E mai nada caragu!

sábado, 24 de outubro de 2009

Centro de Apoio ao Sem Abrigo


Hoje não fui às minha habituais distribuições de comida aos sem-abrigo, que faço desde Fevereiro deste ano. Quando conheci a associação, não existia nenhum grupo para distribuír comida ao Sábado. Claro que pensei logo (e disse): agora já têm!
Vejo muitos voluntários desanimarem e deixarem de ir porque pensam: "estas pessoas vivem de rendimentos do estado, não trabalham e nem querem e nós é que vimos para aqui trabalhar para eles." Claro que muitas vezes este tipo de pensamento é motivado por algo que tenham assistido (há alguns que são um pouco ingratos e malandros) e eu devo dizer que até concordo com este tipo de pensamento. É um facto que o Estado mantém muitas destas situações e que muita gente vive à custa de subsídios e não se dá ao trabalho de trabalhar ... enquanto que nós comuns mortais com valores, trabalhamos para termos meios de subsistencia. Tudo certo! Mas, há aqui uma diferença colossal no meio disto tudo: A maioria das pessoas que recorre a este tipo de ajuda (além das pessoas de idade sem família, cujas reformas não chegam para os medicamentos, comida e alojamento)não tem só falta de dinheiro e o problema maior nem é esse, tem ou teve falta de valores, de estabilidade e de apoio familiar. Este é o grande problema... Além de estarem a recuperar de dependencias graves, muitos não dão realmente valor ao que é ter um emprego e mantê-lo, porque os valores mais básicos (amor, família, apoio, respeito, compreensão) nunca foram satisfeitos.
É por isso que pior do que a pobreza de bolso (à qual podemos dar a volta se o quisermos) é a pobreza de espírito!

E é por este motivo que continuo a ir todos os sábados (ou quase todos), porque a maioria dos nossos amigos são gratos, amistosos, genuinos e porque me faz sentir bem fazer alguma coisa por alguém sem pedir nada em troca!
DICA: Dizem os especialistas que é uma das formas de ajudar a curar depressões: dedicar tempo a quem está pior do que nós! ;)
Abram os vossos corações! :)

Namasté!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vencer o Medo - Henry Miller

Parecemos estar hoje animados quase exclusivamente pelo medo. Receamos até aquilo que é bom, aquilo que é saudável, aquilo que é alegre. E o que é o herói? Antes de mais, alguém que venceu os seus medos. É possível ser-se herói em qualquer campo; nunca deixamos de reconhecer um herói quando este aparece. A sua virtude singular é o facto de ele ser um só com a vida, um só consigo próprio. Tendo deixado de duvidar e de interrogar, acelera o curso e o ritmo da vida. O cobarde, par contre, procura deter o fluxo da vida. E claro que não detém nada, a menos que se detenha a si próprio. A vida continua sempre a avançar, quer nos portemos como cobardes, quer nos portemos como heróis. A vida não impõe outra disciplina - se ao menos o soubéssemos compreender! - para além de a aceitarmos tal como é. Tudo aquilo a que fechamos os olhos, tudo aquilo de que fugimos, tudo aquilo que negamos, denegrimos ou desprezamos, acaba por contribuir para nos derrotar. O que nos parece sórdido, doloroso, mau, poderá tornar-se numa fonte de beleza, alegria e força, se o enfrentarmos com largueza de espírito. Todos os momentos são momentos de ouro para os que têm a capacidade de os ver como tais. A vida é agora, são todos os momentos, mesmo que o mundo esteja cheio de morte. A morte só triunfa ao serviço da vida.

Henry Miller, in "O Mundo do Sexo"

Medo


O medo é uma epidemia, impede-nos de sermos felizes, realizados e autênticos. Se agíssemos por amor e paixão como agimos por medo, éramos todos muito mais felizes Mas…não é assim… ao longo da vida vamos enfrentando desafios que põem à prova os nossos medos…ao enfrentá-los vamos aumentando a auto-confiança e com isso tornamo-nos mais corajosos e ousados (consequentemente mais realizados).
Mas o medo reaparece sempre quando tentamos testar e desafiar os nossos limites e temos duas opções: ou vamos em frente apesar do medo e saímos da zona de conforto (esta passa a ser maior e mais abrangente de cada vez que fazemos algo que nos assustava ou que nunca tínhamos feito) ou ficamos paralisados, baixamos os braços e ficamos…na mesma… (provavelmente a chorar por nunca ter tentado) e convenhamos, qualquer pessoa gosta de mudança, de desafio, de novidade na sua vida… a não ser que já tenha morrido.

Medo:
- De não ser aceite (pelos outros e por nós)
- De não ser amado (pelos outros e por nós)
- De não ser capaz de lidar com o que quer que veja por aí (risco do desconhecido que a mudança trás)

Então o medo faz-nos viver a vida de uma forma tensa, stressante e pouco confiante.
A melhor forma de resolver este problema (porque o medo nunca desaparece e não há ninguém que não o sinta), é aumentar a confiança.

- Confiar no nosso valor, na nossa capacidade de lidar com o que quer que se apresente (seja fruto de uma escolha nossa ou um acontecimento externo), confiar na vida e na forma perfeita de como ela se desenrola, confiar, confiar, confiar é a chave…

- Viver de uma forma mais leve e descontraída “tudo se resolve da melhor maneira”, “eu vou saber lidar com isto quando acontecer”, “sou capaz de enfrentar isso” são boas formas de começar e de não sofrer por antecipação (que implica que vamos sofrer muito mais e supostamente 2 x antes e depois de acontecer);

- Perceber o que estamos a inventar a nós próprios para dar razão ao medo e continuar a não agir (acreditem, contamo-nos cada mentira!!!!!). Isto porque a mente tem truques que nos fazem acreditar numa mentira quando insistimos em não ver a verdade!

- Ver a verdade é importante, por mais assustadora que seja. É preferível não nos continuarmos a enganar: o que é, é! O que não é, não é!

- Não se pode controlar o futuro! O futuro depende das nossas escolhas e atitudes, é certo, mas existem muitos outros factores que o influenciam (nomeadamente outras pessoas) Se as nossas escolhas derem certo, óptimo, se não derem óptimo na mesma: aprendemos e seguimos em frente. Alguém já morreu porque decidiu divorciar-se? Ou porque deixou um emprego seguro para abrir um negócio que não deu certo? Ou porque todos foram contra uma decisão nossa e nos criticaram? Não me parece…

Ser feliz não é realmente difícil, desde que saibamos dar valor às pequenas coisas, saibamos sorrir mesmo nos momentos menos bons e levemos a vida com a certeza de que podemos não estar cá amanha para ter outra oportunidade.

Livros





Recomendo alguns dos ultimos livros que li:
Comer, Orar e Amar - Elizabeth Gilbert - Quando fez 30 anos, Elizabeth Gilbert tinha tudo o que uma mulher americana formada e ambiciosa podia querer: um marido, uma casa, uma carreira de sucesso. Mas em vez de estar feliz e preenchida, sentia-se confusa e assustada. Depois de um divórcio infernal e de uma história de amor fulminante acabada em desgraça, Gilbert tomou uma decisão determinante: abdicar de tudo, despedir-se do emprego e passar um ano a viajar sozinha. "Comer na Itália, Orar na Índia e Amar na Indonésia" é uma micro-autobiografia desse ano.

A Fórmula de Deus - José Rodrigues dos Santos - Nas escadarias do Museu Egípcio em pleno Cairo, Tomás Noronha é abordado por uma desconhecida. Chama-se Ariana Pakravan, é iraniana e traz consigo a cópia de um documento inédito, um velho manuscrito com um estranho título e um poema enigmático.
O inesperado encontro lança Tomás numa empolgante aventura, colocando-o na rota da crise nuclear com o Irão e da mais importante descoberta jamais efectuada por Albert Einstein, um achado que o conduz ao maior de todos os mistérios: a prova científica da existência de Deus.
Uma história de amor, uma intriga de traição, uma perseguição implacável, uma busca espiritual que nos leva à mais espantosa revelação mística de todos os tempos.
Baseada nas últimas e mais avançadas descobertas científicas nos campos da física, da cosmologia e da matemática, A Fórmula de Deus transporta-nos numa surpreendente viagem até às origens do tempo, à essência do universo e o sentido da vida.

Apesar do Medo - Susan Jeffers - Tem medo de tomar decisões? De falar em público?
De terminar uma relação que não o satisfaz? De estar sozinho? De envelhecer?
Algumas das hipóteses referidas? Todas? Talvez pudesse acrescentar mais algumas à lista. Não interessa... junte-se à multidão! O medo parece ser uma epidemia na nossa sociedade. Tememos os inícios; tememos os fins. Tememos a mudança; tememos "ficar paralisados". Tememos o sucesso; tememos o fracasso. Tememos viver; tememos morrer.

Em Apesar do Medo, Susan Jeffers explica-lhe de que temos medo e porquê e dá-lhe o conhecimento e as ferramentas para melhorar bastante a sua capacidade de lidar com quaisquer situações, independentemente do medo.

Inverno :)


Adoro o Verão, o sol e o calor! Mas como não vivemos nos trópicos, não temos Verão o ano inteiro. Decidi que este ano, vou apreciar e muito o Inverno... e tantas coisas boas que o tempo frio tem...

- Ouvir a chuva lá fora
- Enrolarmo-nos numa manta e beber um chá ao som de bossa nova
- Beber um chocolate quente
- Ficar na caminha :)
- O cheirinho de castanha assada no ar
- O Natal! :)
- A praia no Inverno
- Namorar à chuva :)
- Neve :)
- os cachecois quentinhos e as luvas e os gorros! :D

Inspirem-se nas imagens e apreciem o Inverno que aí vem. :)

Aceitação


Nos últimos meses tenho tido a oportunidade de aprender a aceitar. Procurei saber mais sobre aceitação e eis o que aprendi:
Segundo Deepak Chopra em seu livro "As sete leis espirituais do sucesso" podemos praticar a aceitação, dizendo "Hoje aceitarei pessoas, situações, circunstâncias, fatos como eles se manifestarem. A minha aceitação será total e completa; verei as coisas como são no momento em que ocorrerem e não como eu gostaria que fossem".
As impressões negativas e dolorosas do passado ganham força e impacto sobre nós, precisamente porque não conseguimos dizer-lhes sim, aceitá-las e por isso os acontecimentos são reprimidos e rejeitados. Por esses mesmos motivos, é o passado que nos impede de estar aqui e agora, de nos desapegar.
Mas a aceitação não implica nenhum compromisso para o futuro, nem bloqueia a acção. O futuro fica aberto, a acção permanece. A adesão ao que é, faz desaparecer a emoção, porque quando nos situamos no aqui e agora, situamo-nos na REALIDADE. Essa atitude de não-conflito que tende para a supressão das emoções leva a uma acção lúcida, não viciada por uma revolta ou recusa.
- Sim, recebi más notícias; não, eu não deveria tê-las recebido; sim, estou terrivelmente angustiado; não, eu não deveria estar angustiado.Somente o "sim" é verdadeiro: sim, estou a sofrer; sim, estou angustiado; sim, recebi más notícias, sem nenhum "não". Quando não posso aceitar o acontecimento, a má noticia, a emoção nasce.
Na verdade, é difícil dizer "sim" e aceitar todas essas emoções negativas. Talvez o primeiro passo e também o mais difícil, seja a aceitação de nós próprios: como eu sou, do jeito que sou, e apreciarmo-nos.
Aceitar não é resignar-se.Resignar-se é curvar-se em face de uma fatalidade, de um golpe do destino ou de circunstâncias adversas. É uma atitude passiva, que permanece presa ao passado e nos dissocia mais e mais à medida que o tempo passa. Aquele que se resigna gostaria que as coisas acontecessem de forma diferente, mas sentindo-se impotente, abandona e baixa os braços. A resignação contém, então, duas recusas: a recusa da realidade e a recusa da acção. Exactamente o contrário da aceitação. A resignação suporia que a Manifestação é rígida e que as coisas não mudam.
Aceitar o que é, é aceitar a mudança, a transformação, a evolução. Resignação só poderia significar querer fazer durar o que não dura. Portanto a aceitação é o contrário da resignação, porque o que é plenamente aceite, perde seu poder e desaparece. Ao passo que o que é negado é rejeitado, e subsiste num estado potencial. Quanto mais recusamos, mais o que é recusado ou rejeitado ganha força.
Temos que compreender que a página está a virar constantemente a cada milionésimo de segundo.
Há também a conscientização de que nunca poderemos ser completamente preenchidos; que procuramos sempre preencher um desejo infinito, um vazio infinito com coisas finitas. Aqui temos a aceitação da carência, que essa carência nunca será preenchida por posses, haveres, relacionamentos, aventuras amorosas, nem pela família, comunidade, igreja ou partido político.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Tatoo


Para marcar a minha entrada nos 30, fiz a minha primeira tatuagem... para quem não sabe, a borboleta representa transformação, mudança... e como nada é estático na natureza... tudo muda, tudo se transforma, nada como tatuar esse símbolo para representar esta mudança.

Momentos

De alegria, de partilha, de amor, de aventura, de diversão, de amizade. Obrigada a todos os que partilham a vida comigo!

Deixei de Fumar


Já lá vão 2 semanas e meia... Vou partilhar convosco a minha experiência, para o caso de estarem a pensar fazer o mesmo.
Tinha prometido a mim mesma que deixava de fumar antes dos 30 e uns dias antes fui à farmácia, comprei uma caixinha de selos e comecei a minha aventura.
Uma das coisas que decidi foi não fazer disto um "bixo de 7 cabeças", por isso fiz tudo normalmente (bebi café, vinho ao jantar,...) só não fumei... A nicotina dos selos ajuda a não ter ansiedade.
OS 2º e 3º dias foram os piores confesso, porque me apetecia sentir o fumo na boca (estupidez eu sei)... e dava um passa num cigarro e passava (estão a pensar: isso não se faz, se encostas um cigarro na boca voltas a fumar)ERRADO! Sò voltas se quiseres, porque eu não voltei e fumei um cigarro na minha festa de aniversário. Já me estava a habituar a não fumar e ainda bem, porque gosto muito mais de não fumar.

- Respiro melhor
- Cheiro melhor
- Tenho mais tempo (parece que não, mas as pausas para fumar tiram-nos muito tempo)
- Acordo melhor (passei a dormir cerca de 6/7 horas e a acordar por mim, desperta)
- A comida sabe tãooooooooooo bemmmmmmmmmmmm

Problema: Só penso em comer... engordei um Kg só, mas vou ter de ir para o ginásio e já!!! Porque agora dou por mim a ter desejos de chocolate e profiteroles e bolas de berlim... :S
Em compensação, a comida passou a ser deliciosa!

E sem stresses,... se tiver de dar uma passa ou duas num cigarro, dou. Não é por isso que volto a fumar... simplesmente porque não quero voltar a viver dentro de uma nuvem de fumo!

:D

U2 360º Tour


Finalmente, conseguimos bilhetes para o relvado dia 3 de Outubro... de 2010...LOL

Os meus 30 anos!

Este mês fiz 30 anos! É uma idade e tanto, dizem... Agora é que é! Aproveita cada segundo!
É sempre uma fase de introspecção para todos (pelo menos para a maioria) e eu não fugi à regra. Na semana anterior e na seguinte oscilei entre estados de alegria extasiante e tristeza profunda, como um barco à deriva em dias de tempestade. Mas graças ao amor, atenção e dedicação que recebi e graças a mim própria que cheguei a um ponto que disse: "CHEGA! AGORA TENS DE APROVEITAR TUDO O QUE TENS, AGRADECER, VALORIZAR E SER FELIZ TODOS OS DIAS" essa fase passou e eu estou disposta a proveitar cada segundinho, cada inspiraçãozinha, cada raio de sol, cada noite de luar, cada gota de chuva, cada gargalhada, cada beijo, cada abraço... Obrigada a todos os que estiveram e estão sempre lá!

Portugal Genial


Quem diz constantemente mal de Portugal, não conhece de facto este país, o que por cá se faz e o que nos diferencia. Se temos coisas más? Claro que sim, como em qualquer país... As coisas más, servem para aprendermos a ser melhores.
Visitem o website http://www.portugalemgrande.com e fiquem informados e sobretudo orgulhosos, porque a mudança vai partir da atitude de cada um de nós.
Se não conhecem, descubram, questionem, procurem, mas não critiquem o vosso país sem conhecer o melhor dele.

Podem conhecer mais no livro de Carlos Coelho - Portugal Genial

Carlos Coelho é uma das referências portuguesas na construção e gestão de marcas e apresenta aqui uma profunda investigação sobre as "national equities" que tornam o nosso país único, numa visão desafiante sobre 82 genialidades portuguesas capazes de contribuir para a afirmação contemporânea da marca Portugal no mundo.

Já agora, o Galo de Barcelos é um ícone de design aclamado por muitos lá fora e ignorado por muitos cá dentro. (TUDO A COMPRAR UM GALINHO PARA POR LÁ EM CASA!!! :D)

O elogio ao Amor por Miguel Sousa Tavares


Quero fazer o elogio do amor puro. Parece-me que já ninguém se apaixona de verdade. Já ninguém quer viver um amor impossível. Já ninguém aceita amar sem uma razão.
Hoje as pessoas apaixonam-se por uma questão de prática. Porque dá jeito. Porque são colegas e estão ali mesmo ao lado. Porque se dão bem e não se chateiam muito. Porque faz sentido. Porque é mais barato, por causa da casa. Por causa da cama. Por causa das cuecas e das calças e das contas da lavandaria.
Hoje em dia as pessoas fazem contratos pré-nupciais, discutem tudo de antemão, fazem planos e à mínima merdinha entram logo em "diálogo".
O amor passou a ser passível de ser combinado. Os amantes tornaram-se sócios. Reúnem-se, discutem problemas, tomam decisões. O amor transformou-se numa variante psico-sócio-bio-ecológica de camaradagem. A paixão, que devia ser desmedida, é na medida do possível. O amor tornou-se uma questão prática. O resultado é que as pessoas, em vez de se apaixonarem de verdade, ficam "praticamente" apaixonadas.
Eu quero fazer o elogio do amor puro, do amor cego, do amor estúpido, do amor doente, do único amor verdadeiro que há, estou farto de conversas, farto de compreensões, farto de conveniências de serviço.
Nunca vi namorados tão embrutecidos, tão cobardes e tão comodistas como os de hoje. Incapazes de um gesto largo, de correr um risco, de um rasgo de ousadia, são uma raça de telefoneiros e capangas de cantina, malta do "tá tudo bem, tudo bem", tomadores de bicas, alcançadores de compromissos, bananóides, borra-botas, matadores do romance, romanticidas. Já ninguém se apaixona? Já ninguém aceita a paixão pura, a saudade sem fim, a tristeza, o desequilíbrio, o medo, o custo, o amor, a doença que é como um cancro a comer-nos o coração e que nos canta no peito ao mesmo tempo? O amor é uma coisa, a vida é outra. O amor não é para ser uma ajudinha. Não é para ser o alívio, o repouso, o intervalo, a pancadinha nas costas, a pausa que refresca, o pronto-socorro da tortuosa estrada da vida, o nosso "dá lá um jeitinho sentimental". Odeio esta mania contemporânea por sopas e descanso. Odeio os novos casalinhos. Para onde quer que se olhe, já não se vê romance, gritaria, maluquice, facada, abraços, flores. O amor fechou a loja. Foi trespassada ao pessoal da pantufa e da serenidade. Amor é amor. É essa beleza. É esse perigo. O nosso amor não é para nos compreender, não é para nos ajudar, não é para nos fazer felizes. Tanto pode como não pode. Tanto faz. É uma questão de azar. O nosso amor não é para nos amar, para nos levar de repente ao céu, a tempo ainda de apanhar um bocadinho de inferno aberto. O amor é uma coisa, a vida é outra. A vida às vezes mata o amor. A "vidinha" é uma convivência assassina. O amor puro não é um meio, não é um fim, não é um princípio, não é um destino. O amor puro é uma condição. Tem tanto a ver com a vida de cada um como o clima. O amor não se percebe. Não dá para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende. O amor é uma verdade. É por isso que a ilusão é necessária. A ilusão é bonita, não faz mal. Que se invente e minta e sonhe o que quiser. O amor é uma coisa, a vida é outra. A realidade pode matar, o amor é mais bonito que a vida. A vida que se lixe. Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos. E durante o dia e durante a vida, quando não está lá quem se ama, não é ela que nos acompanha - é o nosso amor, o amor que se lhe tem. Não é para perceber. É sinal de amor puro não se perceber, amar e não se ter, querer e não guardar a esperança, doer sem ficar magoado, viver sozinho, triste, mas mais acompanhado de quem vive feliz. Não se pode ceder. Não se pode resistir. A vida é uma coisa, o amor é outra. A vida dura a vida inteira, o amor não. Só um mundo de amor pode durar a vida inteira. E valê-la também!

L'amour!


É o amor que me move, talvez que te move a ti também...Não todo o tipo de amor, mas o incondicional! Não aquele que se esconde por detrás de necessidades insatisfeitas, do medo, da insegurança ou do egoísmo... Falo daquele amor louco, desenfreado, puro, que não pede nada em troca a não ser um abraço, um olhar... Será que ninguém se apaixona mesmo de verdade? Trocaram o amor por um acordo? E dizem: ah e tal, não é o timming certo, não estou nessa fase... A vida não escolhe timmings, a vida acontece simplesmente... Não vale a pena sacrificar o que tiver de ser para viver o grande amor (ou um grande amor)???? Pois eu nem que tivesse de dormir ao relento uma semana, beber água da chuva, comer erva daninha (pronto, erva também não), para ser realmente feliz! Ah e tal, dá muito trabalho...Dá trabalho ser mesmo mesmo feliz? Aproveitar o que a vida me dá neste preciso momento! E se chorar depois, que se lixe.. o que vivi, ficará comigo para sempre! Mas onde estão esses românticos? Os amores de antigamente, em que se enfrentavam famílias, ideias preconceituosas e se abandonava tudo em prol daquilo que todos sem excepção (não me venham com tretas, é mesmo sem excepção) procuram...
E cada vez vejo mais pessoas assim, a fugir do amor. É que a vida não está para amar,dá demasiado trabalho e estamos em tempos de crise e não é só na economia, há que poupar... poupar o que? O coração? :S
Vale a pena reler o texto do Miguel Sousa Tavares (polémicas à parte, o Sr. escreve umas coisas interessantes): O Elogio ao Amor.
Amigos, SALTEM da cama, do sofá, da cadeira ou de onde quer que estejam e corram atrás do vosso amor! Primeiro por vocês, depois pelos outros... mas esqueçam os timmigs, os medos, a segurança, o comodismo e sejam realmente felizes! Párem de fingir de estão aqui para pagar as contas e beber uns copos ao fim de semana. Estão cá para experimentar o mais extasiante e poderoso dos sentimentos: O Amor!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tenho um Blog! :)


Pronto, aderi á moda dos blogs... não foi por moda, mas quem me conhece sabe como gosto de partilhar coisas, ideias, prazeres, experiências. Estou sempre a mandar emails disto e daquilo. Acabaram-se esses emails. Agora vou escrever tudo aqui...Tudo...bom, nem tudo que há coisas que não se escrevem. :)
Espero que partilhem comigo também, que os anjos voam porque partilham (podia bem ser o título deste blog) e partilhar é uma das muitas formas de nos fazermos leves para conseguir VOAR. :)

Beijuuu de boa noite!